sexta-feira, 31 de maio de 2013

Afogando em mensagens (O meu nome não é Roberto)

Afogando em mensagens
(O meu nome não é Roberto)

Luis Paulo Vieira Braga

Infelizmente vou ser obrigado a sair da temática à qual me dedico nesse Projeto para poder justificar o colapso do site do blog Observatorio da Universidade nesses últimos dias. A hospedagem e manutenção do site é feita pela LOCAWEB uma das maiores empresas de TI da América Latina. O desenvolvimento do site era feito com uma ferramenta de construção de sites disponibilizada no plano de hospedagem contratado pelo OBSUNI. No final da semana passada não consegui mais utilizar essa ferramenta e em contacto com o atendimento da empresa fui informado de que não estava mais funcional e que eu teria sido informado previamente a respeito dessa modificação. Alternativamente eu poderia contratar um novo plano que incluisse uma nova ferramente para desenvolvimento de sites. Ocorre que as duas ferramentas não são compatíveis e necessariamente eu precisaria recomeçar do zero perdendo o histórico de cinco anos de hospedagem na LOCAWEB. Resignado com o curso dos eventos, contratei um novo plano com desenvolvedor de sites e solicitei que o domínio observatoriodauniversidade.blog.br fosse encerrado no antigo plano e implantado no novo plano, sem sucesso. Há dois dias gasto horas em e-mails, chats e conversas telefônicas sem que o meu pleito seja atendido. Em resumo, descontinuaram uma ferramenta de desenvolvimento, derrubaram um site e não liberam a migração de um domínio regularizado entre planos da mesma empresa!
Encaminhei uma queixa à ouvidoria da LOCAWEB e deles recebi além de um pedido de desculpas a confirmação de que jamais me enviaram um aviso de que a ferramenta inicial para desenvolvimento de sites seria descontinuada:

“Olá Roberto, bom dia.

Primeiramente peço desculpas pela demora em resposta a este protocolo, porém estamos realizando algumas ações para que possamos diminuir o tempo de espera.
O "Construtor de Sites" tratava-se de uma aplicação gratuita que estava disponível para os clientes em sua Hospedagem para instalação, porém era uma ferramenta terceirizada cujo a mantenedora Parallels descontinuou o produto, não sendo assim mais possível realizar atualizações, correções e ajustes no serviço.
Conversei com a equipe de Processos e Comunicação a respeito deste incidente e, fui informado de que houve duas notificações a respeito da descontinuação do serviço "Construtor de Site" para toda a base de clientes que possuía o mesmo instalado em sua Hospedagem.
Porém, através de uma análise foi confirmado de que por alguma falha no processo de triagem e coleta automática de clientes na base de dados, seu login não foi incluso nesta lista de notificação.
Sendo assim, hoje disponibilizamos a ferramenta Criador de Sites no painel de controle dos seguintes planos: Hospedagem Basic, Hospedagem Plus, Hospedagem Business e Hospedagem Max.
Caso o seu plano não for um dos citados acima, recomendamos contratar os novos planos que já incluem o recurso do Criador de Sites, ou ainda, contrate o produto “Criador de Sites” separadamente, no seu plano atual.
Exclusivamente para estes casos de contratação do Criador de Sites ou migração de plano está sendo oferecido um cupom promocional no valor de R$ 50,00 Reais (Cupom SBE80B1C23) onde poderá informar o mesmo no ato da contratação para obter o desconto.
Sinto pelo ocorrido e espero ter-lhe esclarecido as informações.

Mantenho-me à disposição.”


Só um detalhe, o meu nome não é Roberto...

Nenhum comentário: